Geologia

Estudos recentes, realizados na escala 1:10.000 por Drago (1995), indicaram que a área da Reserva Ecológica do IBGE abrange unidades geológicas muito antigas, do Proterozóico, e também mais recentes, do Cenozóico.

 

As unidades proterozóicas são do Pré-Cambriano e estão representadas por rochas metassedimentares pertencentes ao Grupo Paranoá, o qual representa o Ciclo Orogenético Brasiliano (550-900 milhões de anos) no Distrito Federal.

 

De acordo com o autor, na área em questão essas rochas encontram-se sob Cobertura Detrítico Laterítica, sendo em alguns locais constituídas por material argiloso (folhelhos ou metapelitos) e em outros por material de maior granulometria (metassiltitos, metaritmitos, metarenitos, arenosiltitos etc.).

 

As unidades do Cenozóico compreendem terrenos do Terciário e do Quaternário. Os terrenos do Terciário são os que ocupam maior área na Reserva e estão representadas por Coberturas Detrítico Lateríticas formadas pelo intemperismo, e em alguns casos retrabalhamento, do material rochoso que antigamente aflorava na área. No trabalho acima mencionado, essas coberturas estão divididas em duas unidades: uma de idade Terciária, situada nas partes mais altas e atualmente representada por Latossolos, e outra de idade Terciário-Quaternária, localizada nas partes mais baixas e representada basicamente por Cambissolos e Solos Petroplínticos Concrecionários.

 

Os terrenos do Quaternário são holocênicos e ocupam áreas relativamente restritas, relacionadas com a rede de drenagem. Esses terrenos, ainda segundo o autor supra citado, também constam de duas unidades: uma Eluvial Coluvial, posicionada nas cabeceiras dos cursos d’água e com presença de Solos Orgânicos, Plintossolos e Gleissolos, e outra Aluvial, formada pelo acúmulo de sedimentos carreados das unidades mais antigas para o fundo dos vales e constituída por Solos Orgânicos.

 

Esta última unidade é a que ocupa maior espaço na área de origem Quaternária na Reserva e a que constitui os terrenos que representam os eventos geológicos de ocorrência mais recente na região onde a mesma está situada*.

 

* Texto produzido por Benedito Alísio da Silva Pereira et al. Reserva Ecológica do IBGE, Brasília (DF): Composição e Diversidade da Flórula Vascular (IBGE, 2004).

 

Ver Mapa de Geologia em multimídia.