Clima

O clima na Reserva Ecológica do IBGE, como em todo o Brasil Central, é tipicamente sazonal, com duas estações bem definidas: uma chuvosa e outra seca. A Figura 1 retrata essa sazonalidade e indica o curso da temperatura e da umidade relativa do ar ao longo do ano.

A estação chuvosa começa em setembro ou outubro e se prolonga até abril ou maio. A precipitação média anual, conforme os registros que deram origem a essa figura, é de 1.453 mm. Os meses mais chuvosos são os de novembro a março, período no qual ocorre, em média, 75% do total anual de precipitação.

 

 

A estação seca geralmente começa em maio e termina em setembro. Os meses de junho, julho e agosto são os mais secos, constituindo um período de déficits hídricos na maioria dos solos.

As temperaturas são elevadas na estação chuvosa e amenas na seca. A temperatura média anual, de acordo com os registros acima citados, é de 22°C. A média das máximas é de 27°C e a das mínimas 15,4°C. Os meses mais quentes são setembro e outubro, com temperaturas médias mensais de até 25,6°C. Junho e julho são os meses mais frios, com temperatura média ao redor de 20°C.

 

A umidade relativa do ar é alta durante o verão e ao longo de alguns meses da primavera e do outono. Nesse período as médias registradas oscilam entre 73% e 79%. Entre junho e setembro essas médias passam a variar entre 50% e 61%, mas períodos com umidade relativa do ar abaixo de 20% são freqüentes. A média anual dessa variável climática é de 67,3%.

A insolação média por ano é de 2.417 horas, sendo sempre superior a 125 horas por mês. Durante o período de abril a setembro o sol brilha mais de 200 horas por mês. Novembro, dezembro e janeiro são os meses de menor número de horas de insolação*.

 

* Texto produzido por Benedito Alísio da Silva Pereira et al. Reserva Ecológica do IBGE, Brasília (DF): Composição e Diversidade da Flórula Vascular (no prelo).

 

 

Figura 1. Médias de precipitação pluviométrica, temperatura e umidade relativa do ar registradas na estação climatológica da Reserva Ecológica do IBGE (Brasília, DF), no período de 1975/1999.

 

 

As condições climáticas na RECOR podem ser visualizadas através dos registros da estação meteorológica existente na parte central da Reserva. Os valores dos elementos climáticos registrados desde 1980 encontram-se na Base de Dados da Estação Meteorológica da RECOR. O clima local, como o de todo o Brasil Central, é tipicamente sazonal, com duas estações bem definidas: uma chuvosa (outubro a abril) e uma seca (maio a setembro).